É muito comum ficar confuso na hora de realizar a sua Declaração de Imposto de Renda, principalmente para quem nunca passou pelo processo. Conhecida como uma tarefa difícil, entediante e que toma muito tempo, a Declaração pode se tornar cansativa e, com isso em mente, a OABPrev-MG traz algumas dicas para facilitar o procedimento! Confira.

O Imposto de Renda é o meio que o Governo Federal utiliza para tributar os valores acumulados por uma pessoa física ou jurídica ao longo do ano. Pessoas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$22.847,76 deverão realizar a declaração e, neste ano, existe também a obrigatoriedade de declaração de quem recebeu o auxílio emergencial do governo.

Quem ganhou mais que R$22.847,76 durante o ano de 2020 se encaixa em um dos cinco grupos do IR, onde cada faixa de rendimento anual possui uma alíquota diferente, proporcional aos ganhos do ano em questão. Acesse a página de Simulação de Alíquota Efetiva da Receita Federal e confira em qual faixa de rendimento você se enquadra: http://www26.receita.fazenda.gov.br/irpfsimulaliq/private/pages/simuladoraliquota.jsf

FACILITANDO SUA DECLARAÇÃO

1 – Baixe o programa Gerador de IR

Em primeiro lugar, faça o download o programa oficial da Receita Federal clicando AQUI. O IRPF 2021 é disponibilizado para Windows e outras plataformas, incluindo smartphones ou tablets, com as versões em aplicativos para android e Ios.

2 – Faça a importação da sua declaração do ano passado

Com este passo fica muito fácil preencher a declaração deste ano, bastando apenas atualizar algumas informações e catalogar novas transações e recebimentos.

3 – Organize e separe os diversos informes de rendimento

Os informes de rendimento mostram informações sobre diferentes tipos de rendimento. Empresas, bancos, gestoras e seguradoras podem disponibilizar os informes que contém detalhes como contribuições no INSS, rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física, jurídica, aplicações financeiras e muitas outras informações.

Confira as instituições que possam disponibilizar seu informe de rendimento para facilitar e agilizar o seu processo de declaração!

4 – Levante comprovantes de despesas

Gastos com educação (escola, faculdade, pós-graduação ou técnico), despesas médicas, odontológicas, aluguel (pagamento ou recebimento) podem deduzir o imposto a pagar ou gerar imposto a restituir. Recolha e organize estes comprovantes antes de sentar-se em frente ao computador e começar a preencher sua Declaração. Lembre-se que a maioria dos comprovantes devem conter CPF ou CPNJ, endereço do estabelecimento, nome completo do recebedor e serviço/produto recebido ou realizado.

5 – Separe e guarde seus documentos

A Receita pode convocar o contribuinte para esclarecer as declarações realizadas nos últimos 5 anos, então guarde os comprovantes, informes e documentos utilizados. Além de facilitar o processo de declaração no próximo ano, você se resguarda caso seja convocado pela receita. Se você realizou grandes movimentações financeiras durante o ano como a compra/venda de veículos, imóveis ou terrenos, doação de dinheiro para instituições com incentivos fiscais ou recebimento de recursos de ação judicial, separe os comprovantes.

Com essas dicas fica fácil – e seguro – realizar sua Declaração de Imposto de Renda 2021. Lembrando que sua contribuição no plano de previdência complementar da OABPrev-MG no ano de 2020 pode assegurar ganhos tributários de até 12% da base da renda bruta – mais economia em sua declaração.

Em caso de dúvidas sobre como receber esse benefício, fale conosco!
(31) 99831-0421 (whatsapp)

Siga a OABPrev-MG nas redes sociais e não perca nenhuma novidade!

O Fundo de Pensão Multipatrocinado da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Minas Gerais, completou 19 anos de existência no dia 23 de Novembro de 2023. Somos uma Entidade sem fins lucrativos e que gere o Plano de Benefícios Previdenciários dos Advogados (PBPA), com o objetivo de levar conforto, tranquilidade e segurança aos advogados, aos seus familiares e aos seus dependentes.

ONDE ESTAMOS

Rua Fernandes Tourinho, 370, 9º andar. Bairro: Funcionários.

Belo Horizonte /MG – 30112-004

© 2024 OABPREV-MG | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Yes!Uai Comunicação